Curso Self-Healing Nível II

Curso Self-Healing Nível II
Sandra São Thiago e Meir Schneider

domingo, 29 de outubro de 2017

VISÃO ESPACIAL/VISÃO PERIFÉRICA

A VISÃO ESPACIAL - VISÃO CONHECIDA COMO VISÃO PERIFÉRICA

Nossos olhos são desenvolvidos para serem utilizados em toda a sua capacidade, porém, no dia a dia, deixamos de utilizar algumas de suas partes ao sobrecarregarmos outras com o excesso de uso. Querem um exemplo disso? Passamos longas horas em frente a uma tela de computador ou celular, sob luz artificial, dentro de uma sala fechada, imóveis. Em uma situação dessas, várias estruturas de nossos olhos permanecem sub ativadas, bem como de nosso cérebro, lembrando que nossa visão está intimamente relacionada ao nosso Sistema Nervoso Central, pois apenas 10% da visão está sob o comando da estrutura dos olhos, os 90% restantes são atividades de nosso Sistema Nervoso para interpretar o que está ao nosso redor.
Hoje, segundo Meir Schneider, se nos deixarem em uma floresta, por exemplo, abandonados, possivelmente seremos atacados por animais selvagens, pois não temos nossa visão espacial bem desenvolvida para nos protegermos dos perigos ao redor. Em uma matéria da revista Super Interessante, de 2015, aborda-se sobre a "visão de craque", sobre a importância da visão periférica nos jogadores de futebol, para que possam saber de onde vem a bola e para onde devem chutá-la utilizando a habilidade relativa à visão periférica, ou seja, a percepção não somente do que está à frente, mas do que vem por trás e pelos lados. Bem como, devemos ter nossos sistemas de reação e proprioceptivos bem desenvolvidos para esta habilidade visual.
Voltando então ao início, imagine como este nosso sistema encontra-se empobrecido com nossas rotinas diárias, não nos movimentamos o suficiente para desenvolver o sistema nervoso central, não ampliamos nossos espaços visuais, deteriorando as células fotossensíveis denominadas bastonetes, responsáveis pela visão espacial/periférica.
Desta forma, nos dias de hoje, temos uma visão empobrecida, limitada, ocasionando patologias visuais que poderiam ser prevenidas.
E como fazer para prevenirmos ou revertermos esta situação?
Através do Método Meir Schneider Self Healing aprendi alguns exercícios para estimular a visão periférica e vou ensinar-lhes dois destes:

1. Papeis pretos de diferentes tamanhos: recorte 3 papéis pretos opacos (cartolina), um de 2,5 x 5 cm, outro de 2,5 x 13 cm e outro de 2,5 x 18 cm. Prenda horizontalmente o papel pequeno, com fita adesiva, na ponte do nariz, de maneira que as laterais do papel cubram parte de sua visão. Movimente-se balançando um objeto em cada mão na lateral dos olhos por aproximadamente 2 minutos, faça o mesmo com o papel médio e o papel grande, em seguida novamente o médio e por fim o pequeno. Movimente-se de várias formas, em várias direções, andando, sentando e levantando, girando etc.







2. Cecília: uma folha de EVA de tamanho levemente menor que o de uma folha A4, com orifícios de diferentes formas e tamanhos cortados (vazados). Caminhe, se movimente, olhando o ambiente através destes orifícios, movimentando a folha à frente do rosto. Durante aproximadamente 3 a 5 minutos.


Estes exercícios devem ser realizados diariamente, intercalados com suas atividades diárias, principalmente quando estiver longo tempo sentado trabalhando em frente a um computador ou em sala de aula.

BOM TRABALHO!!!

QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COMIGO:

SANDRA SÃO THIAGO

FISIOTERAPEUTA/EDUCADORA DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER SELF HEALING
CONSULTÓRIO: RUA 41, 392, SL 1307, TORRE 4, SHOPPING 33, VILA SANTA CECÍLIA, VOLTA REDONDA - RJ

CEL: 24 988182487


Nenhum comentário:

Postar um comentário