Sandra São Thiago da Costa Pereira
UNIFOA - Novembro 2010
Objetivos: Avaliar a resposta ao tratamento através do Método Self-Healing em um caso de distonia cervical secundária, em paciente portador de doença de Parkinson.
Material e Métodos: O estudo é do tipo descritivo, classificado como estudo de caso avaliativo. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Unifoa, o participante assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (resolução 196/96). O sujeito da pesquisa é um paciente com diagnóstico de Doença de Parkinson há cinco anos e distonia cervical secundária, há dois anos. Realizou tratamento com toxina botulínica e fisioterapia sem resultados satisfatórios. No presente estudo é apresentado o resultado de um atendimento com o Método Self-Healing, utilizando-se massagens específicas em musculatura agonista e antagonista, exercícios de visualização, movimentos passivos, ativos e resistidos e trabalho respiratório.
Resultados: Melhora na postura e tônus cervicais com ganho de extensão de coluna cervical contra a gravidade, mantida por aproximadamente duas horas. Melhora na consciência corporal, propiciando melhora postural e permanência da imagem corporal da postura correta.
Discussão: A toxina botulínica tipo A é um tratamento seguro e efetivo para distonia cervical apesar da apresentação complexa e heterogênea desta doença1. No estudo presente, a toxina botulínica não se apresentou como tratamento efetivo para o caso em questão. O tratamento fisioterápico na espasticidade visa à inibição da atividade reflexa patológica para normalizar o tônus muscular e facilitar o movimento normal, devendo ser iniciado o mais breve possível. Desta forma a fisioterapia pode prover condições que facilitem o controle do tônus prestando ajuda nos movimentos e na aquisição de posturas, oferecendo estímulos que favoreçam os padrões normais2.
Conclusão: O Método Self-Healing apresenta-se como uma abordagem eficaz para o tratamento de distonias cervicais principalmente devido à característica de desenvolver a habilidade de consciência e reorganização corporal.
Referências Bibliográficas:
(1) Camargo, C.H.F., Teive, H.A.G., Becker, N., Baran, M.H.H., Scola, R.H., Werneck, L.C. Cervical Dystonia: Clinical and therapeutic features in 85 patients Arq Neuropsiquiatr 2008;66(1):15-21
(2) Teive H.A.G.; Zonta, M.; Kumagai, Y. Tratamento da Espasticidade: Uma Atualização Arq Neuropsiquiatr 1998;56(4):852-858
Bom trabalho!! Deveria fundamentar mais e submeter logo logo!! PARABÉNS!!
ResponderExcluirEste ano terei mais tempo para isso, se Deus quiser. Bjs.
ResponderExcluir