Curso Self-Healing Nível II

Curso Self-Healing Nível II
Sandra São Thiago e Meir Schneider

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TERAPIA INTEGRAÇÃO CRANIOSSACRAL

A Terapia Integração Craniossacral® é uma terapia corporal de abordagem holística que visa o equilíbrio da flutuação do líquido (líquor céfalo raquidiano) no Sistema Craniossacral (craniosacral ou crânio-sacro) usando toques suaves e não invasivos.
Com o Sistema Nervoso Central e Autônomo regulado, a capacidade natural de autocura do corpo é resgatada e surge um profundo relaxamento, vitalidade e sensação de bem-estar em todos os níveis.
A Terapia Integração Craniossacral® é uma modalidade de terapia complementar e integrativa que ajuda a criar condições ótimas de saúde e a facilitar as forças naturais que atuam no processo do crescimento e desenvolvimento desde a concepção.
Baseia-se no conceito da Respiração Primária desenvolvido pelo renomado osteopata americano Dr. William Sutherland e nas suas idéias sobre o Sopro da Vida e suas manifestações como diferentes ritmos harmônicos no corpo.
Esses ritmos chamados de Marés, possuem ciclos de 6 a 12 por minuto (Impulso rítmico craniano), 2,5 ciclos por minuto (Maré Média) e 0,6 ciclos por minuto (Maré Longa) e podem ser percebidos pelo terapeuta por meio de treinamento adequado.
Seguindo a indicação do Dr. Becker: “Tenha consciência da Quietude e deixe que a função fisiológica interna manifeste sua própria potência sem erros, ao invés de usar uma força externa às cegas”, não são utilizadas manipulações ósteo articulares, nem manobras invasivas.
O terapeuta, ao sentir a flutuação rítmica do liquor no sistema craniossacral, sincroniza sua atenção com o movimento de inalação e exalação da Respiração Primária que se manifesta no corpo todo e coopera com as forças inerentes de homeostase, auxiliando no processo de regeneração e autocura do organismo. A partir dessa sincronização com os movimentos da Respiração Primária, terapeuta e cliente entram em um estado de meditação que pode melhorar processos biológicos somáticos, cognitivos e afetivos.
O terapeuta em quietude pode perceber com seu toque, a sensação do estado chamado NEUTRO, que é uma homogeneização de tecidos, fluidos e potência, numa experimentação do verdadeiro sentido da palavra “holismo”.
No Neutro e na chamada Quietude Dinâmica, ocorre uma troca metabólica entre todos os fluidos do corpo e a potência contida no liquor é distribuída, revitalizando e reorganizando todo o organismo, além de permitir a melhora nos movimentos, nas circulações sanguínea e linfática e no funcionamento dos órgãos e nervos.
Dissolvendo-se as tensões físicas e os bloqueios psicoemocionais que interferem no equilíbrio do Sistema Craniossacral, os mecanismos naturais de autocura do corpo são ativados, surgindo um estado de profundo relaxamento, integração e bem estar.
(Texto extraído do site http://www.integracranio.com.br/oque/ em 16/08/10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário